13 de dez. de 2017

O ser humano é imanente

1) O ser humano, você e eu, é imanente pois está ligado ao mundo. A consciência ecológica atual diz que o ser humano é parte da natureza. Ser imanente é estar “agarrado” visceralmente à natureza, ao mundo. Ser imanente é estar preso a uma realidade dada, isto é, que não se pode mudar.
2) A imanência do ser humano são suas características imutáveis, por exemplo, as fases da vida: nascimento (infância, adolescência, adultidade, envelhecer) e morte. Não há como escapar disso! Para ser humano tem que nascer e não há como fugir da morte (no fim da vida).
3) A imanência está ligada ao estado de natureza (o jeito natural) de ser. No estado de natureza o ser humano é bruto, luta constantemente pela sua sobrevivência. Luta egoistamente, isto é, sozinho! Aqui se encaixa a frase de Hobbes: “O homem é o lobo do homem!”
4) Enquanto imanente, o ser humano está pregado ao aqui e agora da história. Ele não se projeta no futuro, mas está limitado ao que a natureza lhe oferece.

Nenhum comentário: