13 de dez. de 2017

O ser humano é imanente e transcendente

1) Ser imanente é estar ligado a si mesmo, sem poder ir além desse momento em que você está vivendo. Não se pode chamar – o (ser) imanente - de ser histórico, porque o ser histórico não “sofre” a história, mas também a constrói. O ser histórico é sujeito, isto é, é ator da história. Enquanto ser puramente imanente ele só sofre a história como destino, como sina.
2) O ser humano é imanente porque está visceralmente ligado à natureza; ele é natureza. Mas, o ser humano não é pura imanência, ele também é transcendente. O ser humano é também “geist”, isto é, espírito, pensamento. Aí, nessa condição, o ser humano transcende o aqui/agora, espaço/tempo, e projeta-se no futuro como fruto do desejo.

Nenhum comentário: